domingo, 23 de agosto de 2009

Prova Pública de acesso a "Professor Titular""

Desde o dia 17 do corrente mês de Agosto, no endereço online da Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) encontra-se publicada a documentação e informação necessária para a candidatura à prova pública de acesso à categoria de Professor Titular.
Com a entrada em vigor do Decreto-lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, a carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário ficou estruturada em duas categorias distintas, diferenciadas por conteúdos funcionais específicos: a de professor e a de professor titular.
Os primeiros docentes a acederem ao estatuto de Professor Titular foram seleccionados à luz de um regime transitório de recrutamento, concretizado pelo Decreto-lei nº 200/2007, de 22 de Maio, e que passou por contabilizar pontos obtidos em cargos desempenhados.
Entretanto, os professores que queiram candidatar-se à categoria de professor titular terão que reunir os seguintes requisitos:
... - ter, pelo menos, 15 anos de serviço docente com avaliação de desempenho igual ou superior a Bom;
... - elaborar um trabalho, com um máximo de 40 páginas, nos termos previstos do Decreto-lei n.º 104/2008 e do Despacho (extracto) n.º 19255/2009, que deverá versar sobre a experiência do quotidiano escolar vivida pelo professor no exercício efectivo das suas funções docentes.

A candidatura, cujo processo terá de ser realizado integralmente em suporte digital, só pode ser formalizada com o upload do trabalho, e para a qual não há prazos para proceder à sua apresentação.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Hoje,o blogue completa um ano! (12.700)

Um ano depois da aventura de criar um blogue e colocar nele a primeira informação (post), a EB1 e, depois, o JI da Torreira (Fregim - Amarante) têm uma ferramenta online de divulgação de práticas inovadoras, metodologias e actividades pedagógicas, ao dispor de toda a comunidade educativa.
Há exactamente um ano, ainda em período de férias, com a publicação do primeiro “post”, começava uma nova experiência cibernáutica ainda muito incipiente quanto aos propósitos que viria a alcançar. Não havia objectivos bem definidos, nem garantia do interesse que esta plataforma interactiva viria a obter progressivamente junto dos docentes, alunos, pais e encarregados de educação, da direcção do Agrupamento e funcionárias. Partia, no entanto, com a certeza que seria um blogue ao serviço da escola EB1 da Torreira (Fregim) dos seus alunos e do corpo docente.
Iniciado o percurso e ganha a forma editorial, posteriormente veio a obter também a adesão do jardim de infância (JI) do pólo da Torreira e o estatuto de projecto TIC.
Completado o primeiro ano deste desafio em que ficaram registadas, de forma contextualizada e reflexiva, as actividades desenvolvidas na escola inseridas no âmbito do Plano Anual de Actividades, o projecto vai continuar no ano lectivo de 2009/2010 que se avizinha, perspectivando-se que seja factor multiplicador e divulgador de informação ao nível das experiências e aprendizagens realizadas em cada sala de aula.
A partir de Setembro (pp.) terá, de novo, novas funções a desempenhar: informar e transmitir sem limitações toda a dinâmica da escola, mas, agora, de uma forma mais amadurecida, porque, afinal, com a experiência de um ano sobre o uso desta ferramenta, há potencialidades descobertas que interessam à escola utilizar enquanto recurso ao serviço da Educação e de todos.